Uruguai – Montevidéu

Montevidéu nos surpreendeu com sua tranqüilidade, amabilidade do povo e sensação de segurança.

Estivemos lá em Fevereiro de 2011 e passamos um final de semana muito agradável percorrendo as ruas tranqüilas e muito bem arborizadas, caminhando pela Rambla (calçadão Beira Mar), e comendo as deliciosas carnes que só de lembrar, já fico com água na boca.

O transporte é bom e quem quer andar de ônibus não encontrará dificuldades, mas quem quiser ir de táxi, será uma diversão a parte, pois nos sentimos em uma verdadeira viatura policial separados pelo enorme vidro entre o motorista e o banco traseiro, mas são baratos e uma corrida do centro até o mercado do porto sai em torno de R$ 9,00 ou $ 90 pesos Uruguaios.

Os passeios não são cansativos, no centro visitamos Teatro Solís, As praças da Conquista e Central onde tem uma bela catedral e uma feirinha bacana cheia de antiguidades para todos os gostos, visitamos também o estádio centenário que dizem eles ter sido construído em apenas 90 dias.

Montevidéu possui alguns museus interessantes e o mercado do Porto, que para mim é o verdadeiro reduto da carne (e que carne!!), são vários restaurantes servindo a parrillada que é o nosso churrasco ( mas com todo respeito aos nossos churrasqueiros), lá é bem melhor.

Carne, carne e mais carne

 Outra indicação bacana é experimentar o Alfajor que eles têm lá, um deles que achamos maravilhoso, é o Punta Ballena (para nosso paladar superou o concorrente Argentino e por isso trouxemos quase uma caixa cheia). 

Interessante a comentar, é a origem do nome Montevidéu, que pelo que nos foi informado refere-se ao Sexto monte visto de Leste a Oeste quando navegando pelo Rio da Prata, o que escrito na forma abreviada de “Monte VI de Este a Oeste”, fica MONTE VI D E O, ou seja o Sexto monte de Leste a Oeste.

 

Agora o mais fantástico é sabermos que o Uruguai possui o mais alto índice de alfabetismo da América Latina, que está na casa dos 98%, seguido pela Argentina com 97,1% e Cuba com 97,0%.

Falando também em educação, no Uruguai, todas as crianças do ensino fundamental recebem um Laptop do governo para auxiliar nos estudos e fortalecer o desenvolvimento de cada aluno.

Enfim…..Montevidéu é um lugar relaxante excelente para quem quer aproveitar o que a vida tem de melhor e gastando pouco. Toma-se bons vinhos predominantemente os da uva Tannat e também boas cervejas como a Pilsen e a Patrícia.

As praias são limpas, bonitas e cheia de gente caminhando conversando ou simplesmente bebendo chimarrão, o que é um habito por lá.

Uma caminhada no final da tarde nos revelou que a vida é bela e que deveríamos ter conhecido o Uruguay há mais tempo.

 

Um grande abraço,

Renine Jarussi

About these ads
Esse post foi publicado em Países e Cidades. Bookmark o link permanente.

18 respostas para Uruguai – Montevidéu

  1. Karen Silva disse:

    Renine, como vai? Obrigado pelas suas informações e simpatia. Realmente e infelismente o Brasil já não agrada mais. Eu vim de Minas Gerais para o sul do país achando que estaria vivendo realmente uma cultura mais próxima da européia e me decepcionei. Portanto ano que vem estarei de mudança para Montevidéu e seus comentários me inspiraram ainda mais a tomar essa decisão.
    Obrigado e muita Luz procê…

    Curtir

    • Oi Karen, Que bom saber que as coisas que escrevo acabam de alguma forma ajudando alguém. Isso é algo que realmente me deixa muito feliz.
      Sobre o Brasil….nem sei mais o que dizer…rss. Um grande problema é que quanto mais viajamos e podemos ter experiências fora, mais acabamos percebendo o quão grande é a cara de pau e a roubalheira neste nosso país e o pior é que, pela ausência de educação e de valores isso está se generalizando pelo povo a fora,
      Sei bem que temos coisas boas,mas Infelizmente o que mais sobressai, tanto em quantidade como em barbaridade, são as coisas ruins, então….o que podemos fazer a não ser pedir que o nosso papai do céu nos ajude a percorrer caminhos bons, não é?
      E quanto a percorrer caminhos bons, tenho certeza que você fez uma excelente escolha quando decidiu ir para o Uruguay.
      Desejo a você, muito sucesso e que Deus te ilumine nessa nova fase. Peço só uma coisa, por favor, mantenha-me informado sobre sua experiência por lá, pois acho que isso poderá ajudar muitas outras pessoas que também tem este desejo de se mudarem para o Uruguay, inclusive eu e minha família em um futuro não muito distante, assim espero.

      Muito obrigado por compartilhar comigo esse momento e mais uma vez desejo muitas felicidades e sucesso por lá.

      Um grande abraço

      Renine Jarussi

      Curtir

  2. José Aparecido disse:

    Olá Renine!
    Sou brasileiro e casado com um americano. Sempre sonhei morar no Uruguay. Confesso que até procurei um uruguayo para casamento. Pena que não apareceu e, agora é tarde, pois um lindo Yankke conquistou o meu coração! Só que ele ama o Uruguay também!!! Mujica e mostrou que ainda há gente politico decente nas Américas.
    Abraços, José.

    Curtir

    • Olá José,

      Realmente o Uruguay é um país que tem causado muito boa impressão aos que o conhecem, pena que o Brasil e nossos governantes só pensem em “levar o deles” e não tomem por exemplo de ética e cidadania o Presidente José Mujica, mas enfim, por aqui temos mais de um milhão de desculpas esfarrapadas para enganar a maioria que infelizmente não consegue enxergar a verdade do que acontece em nossa terra “brasilis salve salve”.

      De qualquer forma, parabéns por ter encontrado o seu Yankke e juntos poderem viver e viajar juntos.

      Agradeço por ter escrito e espero que possamos compartilhar outros bons momentos de viagens.

      Um abraço e até a próxima.

      Renine Jarussi

      Curtir

  3. Simone disse:

    Olá Renine, bom dia. Sou brasileira e procuro um país mais seguro para morar e criar meus filhos. Estamos pensando seriamente em ir para o Uruguai, gostaria de saber se os salários giram em torno dos mesmos do Brasil. Temos 3 crianças pequenas e pelo jeito, o Uruguai oferece uma rede social que pode nos auxiliar. Podemos conversar mais, se não for muito abuso? É que precisamos de ajuda. Nosso país está muito violento e estamos preocupados com os nossos filhos e seus futuros. Obrigada. Simone

    Curtir

    • Olá Simone,

      Antes de mais nada, obrigado por me escrever, fico muito feliz por poder compartilhar meus relatos e minhas viagens, em breve estarei escrevendo mais sobre lugares e coisas interessantes que envolvam viagens, mas enquanto isso, vou finalizando o meu último post que ainda preciso colocar aqui (Las Vegas).
      Sobre o seu comentário, comungo com você quanto a esta vergonhosa situação que vivemos no nosso país, chego a sentir vergonha de ser brasileiro por causa dessa pouca vergonha que estamos obrigados a passar aqui…..ops….estou desabafando demais, não é..rss.
      Estarei ao seu dispor para conversarmos quantas vezes você quiser e só espero poder ajudar em alguma coisa, ok!
      Sobre saírem do país confesso esse também é o nosso desejo e preciso dizer a você que o Uruguay está no topo da nossa lista.
      Pelo que vimos das vezes em que estivemos por lá, foram coisas muito boas e uma tranqüilidade de fazer inveja a nós “brasilianis sofredoris”, já sobre a empregabilidade, salários e educação, o que sei é que estão muito a frente de nós e com certeza em nenhum destes aspectos nós estaremos pior, caso mudemos para lá.

      Quero passar a você um endereço que também recebi de um amigo nosso aqui do blog, que é justamente sobre morar no Uruguay.

      http://www.brasileirosnouruguai.com.br/morando-no-uruguai

      Simone, espero poder conversar mais com você sobre este ou outros assuntos e caso queira me escreva, ok.

      Um grande abraço a você e seus familiares, e o desejo de que vocês façam uma boa escolha.

      Renine Jarussi

      Curtir

  4. queiroz disse:

    gostaria muito de morar como faço para chegar ate la de carro

    Curtir

    • Olá Queiroz,

      Como eu sempre fui ao Uruguay de avião, acho que você obterá informações mais precisas, fazendo uma consulta ao google maps, pois ele já te dará distância exata, tempo de viagem entre mais informações interessantes.

      Um abraço

      Renine Jarussi

      Curtir

  5. Renata disse:

    Post muito bem feito, parabéns! Tive a oportunidade de ir a esse lindo país duas vezes e já sou completamente apaixonada. Espero poder viver lá algum dia, ainda mais por ter um namorado uruguaio! =)
    Adorei as informações!
    Beijos!

    Curtir

    • Oi Renata,
      Sempre bom receber mensagens, melhor ainda como a sua…..muito obrigado!
      Realmente o Uruguay tem um encanto diferente e nós também pensamos na possibilidade de em breve morarmos lá, nem que apenas por um período.
      Mais uma vez obrigado pelas palavras e espero receber mais notícias suas por aqui.

      Um grande abraço

      Renine Jarussi

      Curtir

  6. Eu vou me mudar p/ o uruguay no fim deste mes de Julho um abraço p/ quem fica

    Curtir

    • Olá Silvia,

      Parabéns pela decisão.
      Que tudo dê certo, e dará, que você possa nos mandar noticias do Uruguay, lugar que eu gosto muito e também gostaria de morar, e que você em breve possa ajudar a outros que da mesma forma quiserem fazer esta mudança ( quem sabe eu mesmo).

      Um abraço e boa Sorte

      Renine Jarussi

      Curtir

  7. Adriana disse:

    Adorei o post. Montevidéu é realmente muito linda!
    Tem um site que dá dicas e informações turísticas do Uruguai chamado Brasileiros no Uruguai.
    http://www.brasileirosnouruguai.com.br
    Também dá informações para quem quer morar no Uruguai.

    http://www.brasileirosnouruguai.com.br/morando-no-uruguai

    Fica a dica :)

    Curtir

    • Olá Adriana,

      Que bom que você gostou do post.
      Realmente o Uruguai é um dos países onde eu e minha família moraríamos, quem sabe um dia ainda faremos isso.
      Desta forma esta sua dica será muito útil até para nós mesmos.

      Um grande abraço e só para comentar, estou finalizando mais dois posts ( Los Angeles e Las Vegas), ok!

      Renine Jarussi

      Curtir

  8. Maria disse:

    ADOREI O URUGUAI,QUERO MORAR LÁ, ESTOU PLANEJANDO TUDO!!!!! MARAVILHOSO PAÍS!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO QUERIA VOLTAR MAIS!!!!!!!!

    Curtir

    • Olá Maria,

      Nós também adoramos o Uruguai e certarente também moraríamos lá.
      Só a tranquilidade que temos em andar por lá e sentir que estamos lidando com uma grande maioria de pessoas educadas (infelizmente o contrário do país vizinho que se acha o melhor dos melhores…o nosso brasil), já é muito bom não é.

      Fico feliz que tenha gostado do post e espero que goste dos outros que farei, pois quero ainda viajar muitooooo e fazer muitos outros posts aqui.

      Um grande abraço

      Renine Jarussi

      Curtir

  9. Clice disse:

    Que delícia!! Viver sonhando no mundo das viagens… isso que é viver!! A casa é o abrigo, mas o mundo, o campo das descobertas!! Amei as dicas! bjss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s